Assembleia-geral (28/jun)

A Assembleia-Geral, realizada a 28 de junho de 2024, indeferiu o recurso dos resultados finais da Eleição dos Corpos Gerentes do SPN para o triénio 2024/2027, interposto pela Lista D, ao abrigo do ponto 3, do Artigo 24.º do Regulamento de Funcionamento da Assembleia-Geral, por unanimidade dos sócios votantes (277).


A presidente da MAG

Manuela Silva

COMUNICADO DA LISTA N

RELATIVO AO RECURSO APRESENTADO PELA LISTA D


Caros candidatos e apoiantes da Lista N,
 
Estando convocada uma reunião da Assembleia Geral do SPN, de forma centralizada, para sexta-feira, dia 28 de junho, pelas 17h30, na Casa Sindical da União de Sindicatos do Porto (Rua Padre António Vieira, 195), para decidir, em última instância, sobre o recurso apresentado pela lista D, requerendo a anulação dos resultados eleitorais de 28 de maio e a repetição de todo o processo, fica claro que esse será o momento de um verdadeiro tudo-ou-nada relativamente ao processo eleitoral no SPN.
 
Assim, se, no dia 28 de maio, os sócios expressaram, de forma massiva, a sua opinião sobre qual o projeto que pretendem que o SPN ponha em prática no próximo triénio, decorrido exatamente um mês sobre essa data, terá de ser de novo massiva a sua afirmação da adesão a esse mesmo projeto, para, desta vez, votarem pela rejeição do recurso interposto pela lista D e assim fazerem com que a expressão do seu voto possa ter tradução efetiva na realidade do Sindicato, permitindo a consideração dos resultados então obtidos como definitivos e a consequente tomada de posse dos novos Corpos Gerentes do SPN.

Ora, aqui chegados, torna-se, pois, essencial a mobilização em massa para esse momento, pelo que se chama a atenção para o Comunicado da Lista N que se segue (também enviado em anexo), apelando à sua divulgação e, claro, à presença massiva na Assembleia Geral do dia 28 de junho.

José Manuel Costa

DECLARAÇÃO FINAL DA LISTA N

 

Com a publicação dos resultados finais das Eleições dos Corpos Gerentes do SPN, triénio 2024/2027, a Lista N Prosseguir em Unidade | Preparar o Futuro torna público o seguinte:

  • regista a significativa participação dos sócios do SPN neste ato eleitoral, 3576 votantes, a mais alta percentagem de votação em eleições para os Corpos Gerentes do SPN;


  • saúda todos os candidatos eleitos e não eleitos e o contributo que deram para a discussão do caminho a seguir pelo SPN;


  • enaltece a participação de todos os candidatos e apoiantes da lista N pelo trabalho desenvolvido, na campanha eleitoral e no acompanhamento do ato eleitoral;


  • demarca-se de todos os incidentes insultuosos e ofensivos ocorridos na campanha, antes do seu início ou mesmo já depois das eleições, assumindo apenas e só os materiais, conteúdos e comunicados veiculados pelos canais de comunicação da lista N;


  • sublinha que as votações significativas nas direções distritais de Braga e Vila Real, a vitória na Direção Distrital do Porto, as vitórias expressivas nas direções distritais de Aveiro e Viana do Castelo e a diferença de cerca de 600 votos entre as duas listas concorrentes aos órgãos centrais – MAG, Direção e CFJ –, bem como a expressiva vitória da lista B em Bragança, não deixam dúvidas sobre a opção dos sócios do SPN relativamente ao futuro.


Com todos (dirigentes eleitos, delegados eleitos e a eleger e ativistas), prosseguiremos em unidade, em prol dos sócios e dos educadores, professores e investigadores do Norte e de um futuro mais promissor.

 

Pela Lista N

 4.º email enviado aos sócios 

Vota pelo futuro do SPN (2024.05.27) 

Cláudio Moreira interpreta o Hino da Lista N, da sua autoria 

(Ato público, 18/maio)

Um dos momentos mais emocionantes do Ato Público de apresentação da candidatura da Lista N, foi a interpretação, ao vivo, do hino da Lista N, composto por Cláudio Moreira (candidato da Lista N). Um hino à Unidade e à Luta! 

HINO DA LISTA N

Cláudio Moreira

Vem, companheiro luta
que a labuta em unidade tem vigor
Vem, que o futuro não cessa
E depressa a luta veste-se a rigor

Da montanha até ao mar
Pelo meio das gambiarras
Com o Norte a navegar
Juntaremos mil amparas

A unidade só se faz valer
Enquanto tiver o saber, o valor de perceber com rigor
Que no futuro todos contam para nascer

Vem, companheiro luta
Que a batuta mexe ao som das liberdades
Vem, somos mil lampejos
Congregamos mil desejos e vontades

Da montanha até ao mar
Não há lugar à divisão
Com o Norte a navegar
Criaremos união

A unidade só se faz valer
Enquanto tiver o saber, o valor de perceber com rigor
Que no futuro todos contam para dizer

À luta companheiro, à luta companheiro
Sois âncora da liberdade
Educamos para o horizonte, somos fonte de união
Que só brota com a vossa vontade

À luta companheiro, à luta companheiro 
Enquanto houver educação
Educamos para o futuro, e o pão duro que nos dão
Só amolece com a nossa união

Soundcloud

Content from Soundcloud can't be displayed due to your current cookie settings. To show this content, please click "Consent & Show" to confirm that necessary data will be transferred to Soundcloud to enable this service. Further information can be found in our Privacy Policy. Changed your mind? You can revoke your consent at any time via your cookie settings.

Consent & Show

3.º email enviado aos sócios 

Quem somos | como votar (2024.05.25) 

2.º email enviado aos sócios

Ato público (2024.05.20)

LISTA N PROMOVE ATO PÚBLICO DE APRESENTAÇÃO DA CANDIDATURA


Aconteceu em 18 de maio, o ato público de apresentação da Lista N – Prosseguir em Unidade | Preparar o Futuro, candidata à eleição dos Corpos Geentes do SPN. Foram muitos os candidatos e apoiantes que marcaram presença no auditório Adriano Teixeira de Sousa (sede central do Sindicato), numa sessão cuja orientação dos trabalhos foi da responsabilidade de Henrique Borges (Mandatário da Lista), José Manuel Costa e Fátima Guimarães (Comissão Eleitoral).

Ao longo de mais de duas horas, foi apresentada a Declaração de Apoio assim como o Programa da Lista que, recorde-se, contou com vários contributos de educadores, professores e investigadores. Houve, ainda, dois momentos musicais, assegurados por um trio de docentes do ensino artístico especializado da Música, Ana Margarida Sousa, Cláudio Moreira e Eduardo Soares (candidatos pela Lista N), que interpretaram Sérgio Godinho e o Hino da Lista N (de sua autoria) que muito em breve será divulgado! 


Na vertente  sindical e reivindicativa foram diversas as intervenções, abordando os mais significativos eixos reivindicativos que constam do Programa da Lista (ver flipbook).  Assim, as intervenções, sobre os grandes desafios de hoje, ao nível da política educativa, e sobre a intervenção sindical que propomos, estiveram a cargo de:


 

Os registos videográficos de cada intervenção serão divulgados aqui, no site, na respetiva página do Facebook da Lista N e no canal do WhatsApp

Com a Lista N, os docentes sabem que podem contar com um grupo de candidatos que privilegia a unidade, que mistura juventude e experiência, que preconiza a combinação da ação e da luta reivindicativa com a reflexão e construção de propostas sérias, fundamentadas e sempre discutidas com os educadores, professores e investigadores. 

LISTA N  —  Prosseguir em Unidade   |    Preparar o Futuro

1.º email enviado aos sócios

Convite para ato público (2024.05.15) 

LISTA n entrega candidatura

A LISTA N formalizou a candidatura à eleição dos corpos gerentes do SPN, com a entrega, na Mesa da Assembleia-Geral, da documentação necessária.
A LISTA N fez-se representar pelo seu mandatário, Henrique Borges e pelos elementos da Comissão Eleitoral: José Manuel Costa e Fátima Guimarães. A recebê-los esteve a Presidente da Mesa da Assembleia-Geral Manuela Silva e Margarida Leça (membro da Mesa), assessoradas por Carlos Amorim.  

LISTA N  —  Prosseguir em Unidade   |    Preparar o Futuro

lista n elabora Programa

Resultado do trabalho da Comissão de Redação, a LISTA N disponibilizou, no dia 30 de março, no seu sítio da net, uma proposta de programa eleitoral, que esteve aberta a contributos de todos os educadores, professores e investigadores, durante o mês de abril, sendo o processo concluído pela Comissão de Redação. O Programa aprovado pelo coletivo da Lista, será, agora, sufragado na eleição aos Corpos Gerentes do SPN e encontra-se disponível em página própria

LISTA N  —  Prosseguir em Unidade   |    Preparar o Futuro